Linkedin - 4 razões para você usar o LinkedIn e levar a sua carreira para o próximo nível
banner nuvem afiliados 728x90 20 - 4 razões para você usar o LinkedIn e levar a sua carreira para o próximo nível

Estou no LinkedIn diariamente! Desde que passei a dedicar tempo ao meu perfil no LinkedIn e o levei a sério, venho crescendo dentro dessa rede social incrível. Me conectei com pessoas da minha área e de áreas correlatas, que dificilmente conheceria de outra maneira. 

Antes de trocar a busca por um trabalho formal para desenvolver uma carreira como redatora freelancer, confesso que não pensei muito no LinkedIn – não de primeira.  

Eu tinha um perfil básico, com poucas informações, quase nada de publicação e interação. Nada de introdução bem elaborada, descrição de carreira otimizada, nada disso.

O meu retorno ao LinkedIn pareceu um pouco como vestir um terninho novo e belos sapatos para uma entrevista de emprego…  Deu um frio na barriga!

A verdade é que o LinkedIn não é glamoroso como o Instagram ou pessoal como o Facebook – e é exatamente por isso que é o melhor lugar para mostrar seu trabalho. 

Neste artigo, eu trouxe quatro razões pelas quais você deveria estar presente no LinkedIn e crescer na sua carreira, criando ou retomando o seu perfil na rede, ainda hoje. 

1. Construa um currículo virtual

Os currículos de papel estão sendo literalmente jogados no lixo. Sendo assim, depender apenas dele para conseguir um bom trabalho, é um tiro no pé.

Colocar apenas algumas coisas que você fez, tirando daqui e dali para conseguir resumir o máximo em apenas 1 página, é complicado e superficial.

Além do mais, temos a péssima mania de atualizar o currículo apenas quando precisamos – não é verdade?

A boa notícia é que agora, muitas empresas aceitam o seu perfil do LinkedIn como currículo, ao invés de um pedaço de papel. Então, reserve uma hora do seu dia hoje, para criar ou atualizar seu perfil.

Coloque uma foto profissional, bem iluminada e com fundo neutro – nada de fotos na balada, no cinema ou restaurante, hein!

Adicione às informações sobre seu trabalho no campo “Experiência”. Em seguida, faça uma descrição de cada função que você já exerceu, como faria em um currículo normal.

O LinkedIn fornece as ferramentas necessárias para manter seu currículo atual, interessante e mostrando o seu melhor.

2. Crie um portfólio gratuito

Se o seu trabalho envolve qualquer tipo de criação de conteúdo – da escrita ao design gráfico – você deve ter portfólio para exibir esse trabalho.

Se você já possui um blog ou site, o LinkedIn é mais uma plataforma para atrair visibilidade. Agora, se você não tem um site, pode e deve usar o LinkedIn como portfólio gratuito para mostrar todos os projetos que você já trabalhou.

Existem duas maneiras de usar seu perfil do LinkedIn como um portfólio gratuito:

  1.  Expor seus melhores trabalhos na seção “Sobre”, na parte superior da página, gerando maior visibilidade;
  2. O segundo é colocar os projetos relacionados na guia “Experiência”.

Da segunda maneira, você pode filtrar diferentes tipos de projetos e trabalhos, de acordo com sua função.

Linkedin 3 - 4 razões para você usar o LinkedIn e levar a sua carreira para o próximo nível

3. Cultive sua rede

Eu não fazia ideia do tamanho da rede de apoio que estava deixando de lado, até começar a passar um tempo bisbilhotando o LinkedIn. Você sabia que seu ex-colega de trabalho agora pode ser o diretor da própria empresa?

Ou que o seu professor da faculdade – que se tornou seu amigo -conhece o gerente de RH da empresa onde você acabou de enviar o currículo?

Que seu antigo colega de escola acabou de abrir uma nova empresa e está contratando alguém com o seu perfil? 

Enquanto o Facebook mostra os “amigos de amigos”, o LinkedIn nos permite pesquisar nossas conexões de segundo ou terceiro grau. Não tenha vergonha de enviar solicitações de conexão para pessoas do seu atual trabalho ou mesmo de empregos anteriores.

O LinkedIn existe para ajudar as pessoas a interagir – esse é o objetivo. É sempre aceitável enviar uma solicitação de conexão a alguém se você estiver interessado em aprender mais sobre o trabalho dele.

4. Envie uma mensagem diretamente para as pessoas

LinkedIn Mensagens funciona como o Facebook Messenger ou sua caixa de entrada de e-mail. Na maioria das vezes, você precisa estar conectado a alguém para conseguir enviar uma mensagem.

Quando você envia um convite para um novo contato, será exibido uma caixinha com a frase: “Você pode personalizar este convite”. Use isso a seu favor!

Uma mensagem mais pessoal aumenta as chances de alguém aceitar sua conexão. Também é uma das poucas oportunidades de enviar uma mensagem direta a alguém que você não conhece pessoalmente, mas admira o trabalho que ele faz.

Como essa mensagem é limitada a 300 caracteres, faça uma breve introdução, seja gentil e humano – evite escrever uma mensagem fria e engessada.

LinkedIn tem sido um grande aliado na minha carreira de Conteudista Digital/Redatora.  Eu estava no lugar certo, na hora exata – assim como você, a partir de hoje.

O LinkedIn é um ótimo lugar para criar uma rede de contatos efetiva. Está sendo incrível para o meu negócio – e ainda nem explorei todo o potencial que ele tem.

Agora me diz, você já usa o LinkedIn de alguma forma? Conta nos comentários e vamos trocar experiências. Ahhh, aproveita e vem se conectar comigo, no LinkedIn.

Banner Criadores de Conteúdo a conteudista rejane toigo 5 - 4 razões para você usar o LinkedIn e levar a sua carreira para o próximo nível
PINTEREST 3 200x300 - 4 razões para você usar o LinkedIn e levar a sua carreira para o próximo nível

Sobre o Autor

Suyanny Viana
Suyanny Viana

33 anos, empreendedora e conteudista digital. Criei esse projeto para mostrar que o Marketing de Conteúdo está mais vivo do que nunca!

0 Comentários

Você gostou do post? Me conta...


CONTEÚDO
%d blogueiros gostam disto: