Guia para a criação de Conteúdo Viral - Guia para a criação de Conteúdo Viral

A Criação de conteúdo faz parte das estratégias de marketing digital, e tem como objetivo informar, atrair e converter leads em clientes e clientes em fãs.

Entre essa criação estão os conteúdos virais, que acabam contribuindo para a promoção de uma marca através dos canais digitais — redes sociais, blogs e sites.

Você já deve ter visto algum vídeo, foto ou texto que foi compartilhado por milhares de pessoas através das redes sociais. 

Agora, imagine o quanto esse compartilhamento em massa pode ser uma ótima propaganda para uma empresa ou marca. Imaginou?

Isso se chama marketing viral e, esse tipo de marketing usa as mídias sociais para divulgar marcas e produto de forma não convencional, mas muito eficiente. 

Além de ser vantajoso, porque o investimento é baixo e traz um grande retorno. Por isso, é importante que você entenda como criar conteúdos virais. 

O que é marketing viral

O marketing viral é considerado como o ato de planejar e criar conteúdos que sejam capazes de estimular compartilhamentos e alcançar milhares de pessoas.  

Esse tipo de conteúdo consegue se espalhar rapidamente para um grande público, alcançando milhões de pessoas que estão conectadas, no Brasil e no mundo.

Existem diversos tipos de conteúdos virais, tais como memes de pessoas famosas e também vídeos do Youtube com músicas, entre outros conteúdos. 

No marketing digital esse tipo de conteúdo pode ser usado para ajudar a divulgar um produto ou serviço para milhares de pessoas, desde que tenha um planejamento bem elaborado.

Conteúdo Viral 1 1 - Guia para a criação de Conteúdo Viral

4 Ideias para criar conteúdos virais  

O livro “Contágio” de Jonah Berger, um dos principais nomes do marketing digital, explica como criar conteúdos virais. Isso foi possível graças a longos estudos que buscavam entender o comportamento social e individual para o sucesso de uma marca.  

Segundo ele, as fórmulas para criar um post viral são:

1. Gatilhos

Neste quesito, é necessário que você mostre ao seu público um produto apaixonante e assim ficarão felizes em divulgar o que você compartilhou — principalmente se não for uma oferta direta de venda.

Seguindo essa ideia, o post viral pode levar os gatilhos mentais em consideração. Criando, por exemplo, um post que mostra algo corriqueiro no dia a dia.

Neste caso, é legal conhecer a rotina da sua persona para que ela lembre da sua marca ao associar o conteúdo em situações comuns do cotidiano — normalmente o humor é usado para posts assim. 

2. Emoção 

As pessoas compartilham coisas que acham interessantes ou uteis. 

No entanto, para que o conteúdo tenha mais chances de viralizar, ele precisa despertar emoções positivas como alegria e motivação ou outros sentimentos, mas é preciso mexer com o lado sentimental na persona. 

3. Valor prático 

Os conteúdos no estilo tutorial e guias são alguns exemplos de conteúdos práticos que tem grandes chances de serem compartilhados. 

No marketing de conteúdo, por exemplo, as informações relevantes acabam tendo valor prático para as pessoas, e isso elas compartilham.

4. Histórias 

O compartilhamento não é apenas de informações, as pessoas também compartilham as histórias que fazem sentido para elas. 

Sendo assim é importante que você crie histórias que transmitam valores para o seu público. 

Para isso, as técnicas de Storytelling vão ajudar a criar um conteúdo viral e eficiente para a sua estratégia.

Conteúdo Viral 2 - Guia para a criação de Conteúdo Viral

Dicas bônus

Observe algumas dicas que podem dar um up na hora de criar conteúdos para a sua estratégia de marketing viral.

Tenha criatividade

A produção de conteúdo online deve ser feita de forma criativa, ou seja, não tente copiar o sucesso do seu concorrente. Pense em um diferencial e trabalhe nele!

Na internet tudo acontece muito rápido, e muitas tendências (vulgo modinhas) acabam ficando ultrapassadas na mesma velocidade em que viraram febre. 

Por isso, quando estiver produzindo conteúdo sempre busque fazer algo novo, original, criativo e que consiga atingir o seu público-alvo de forma impactante. 

Geralmente os conteúdos que são engraçados ou emocionantes são os mais prováveis de viralizar nas redes sociais. 

No entanto, é importante que você não esqueça de manter sua criatividade em harmonia com a sua marca. 

De nada adianta produzir um conteúdo em vídeo ou imagem que nada tenha a ver com a essência da sua marca.

Foque na realidade 

O conteúdo viral tem o poder de potencializar a sua marca, principalmente quando ele é produzido com base na realidade. 

Por isso, não pense em divulgar ou fazer propaganda de algo falso. O marketing viral pode ter um efeito contrário e acabar denegrindo a sua marca ou a sua imagem.

Então, para criar algo dentro da realidade, observe os noticiários, acompanhe redes sociais e outras fontes de informações, para que você possa agir na hora certa.

Separe o conteúdo por etapas do Funil

Você pode criar um conteúdo para cada etapa do funil, ou seja, que atinja os mais diversos níveis de um público — topo, meio e fundo. 

Algumas emoções comuns como o humor, costumam funcionar muito bem. Mas lembre-se: tudo é equilíbrio.

Por isso, quando estiver produzindo conteúdo leve isso em consideração!

Divulgue em canais de massa

Não adianta produzir conteúdos sem que ninguém os veja. Para você ter uma ideia, o Youtube a cada minuto tem mais de 20 horas de uploads sendo publicados. 

Portanto, você precisa ter certeza de que o seu post está sendo visto pelo público. Mas como?

As redes sociais são o melhor meio para fazer esse tipo de marketing. Use o Facebook, Instagram, Youtube, Twitter ou mesmo no Telegram, para divulgar esse conteúdo. 

Mas… Não adianta criar contas em todas as redes se você só consegue estar presente em 1 ou 2. Portanto, repito: tudo é equilíbrio!

O marketing viral, assim como as outras estratégias de marketing, é fundamental na construção ou promoção de uma marca. 

Por isso, é importante focar na produção de conteúdo que seja útil e inteligente. Já que é ele quem vai ajudar a posicionar a sua marca como autoridade no segmento. 

Para encerrar, deixo uma dica: procure usar o conteúdo viral de forma equilibrada e eficiente para tirar o máximo proveito e alcançar o melhor público possível.

Banner Criadores de Conteúdo a conteudista rejane toigo 4 - Guia para a criação de Conteúdo Viral
Conteúdo Viral Pinterest 1 - Guia para a criação de Conteúdo Viral