Storytelling - O que é Storytelling e como dominar essa estratégia?
banner nuvem afiliados 728x90 7 - O que é Storytelling e como dominar essa estratégia?

Você já ouviu falar sobre o que é Storytelling? O termo “Story” em inglês significa história e “telling” significa contar…

Storytelling é mais que uma narrativa, é a arte de contar histórias utilizando técnicas que são exploradas por roteiristas e escritores, que ajudam a transmitir uma mensagem de maneira impactante.

Mesmo que você tenha ótimas ideias e mensagens para transmitir a alguém, se não souber como fazer isso da melhor forma, a sua audiência não será impactada e assim o resultado esperado não vai aparecer.

Por isso, é importante entender o que é essa estratégia e quais são os seus elementos.

O que é Storytelling?

É a arte de contar histórias de forma relevante, onde os elementos audiovisuais são usados em conjunto com as palavras. 

Esse é um método muito utilizado no marketing digital para promover qualquer negócio sem fazer nenhuma venda direta.

O storytelling se destaca por ter a capacidade de aproximar a relação entre a marca e o consumidor final. Além de uma ótima maneira de compartilhar ideias, conhecimento e conteúdos através de uma narrativa.

O objetivo desta estratégia é contar uma história para encantar e cativar determinada audiência. Para isso, é importante conhecer detalhadamente a persona, para que mensagem seja assertiva.

Qual é a importância da Storytelling?

Ao usar essa estratégia você garante que a sua marca esteja fazendo uma produção de conteúdo única. 

Mesmo que o tema esteja desgastado ou que seja de conhecimento geral, o conteúdo produzido por você traz uma perspectiva única que é a sua. 

Indo muito mais do que isso, o Storytelling produz:

  • Histórias que conduzem a persona através uma jornada

As histórias que são criadas por essas estratégias, levam o público para uma jornada que pode ser compra de um produto, serviço ou de fidelização.

Desde que ela seja bem estruturada para causar um impacto positivo e promover uma boa experiência para o usuário.

  • Histórias que geram identificação

As histórias que são produzidas por essa técnica acabam despertando o interesse a identificação do leitor.

Quando a história é bem produzida ela faz com que o leitor se imagine no lugar do personagem.

Dessa forma, o leitor percorre cada passo como se fosse o personagem principal, sofrendo e enfrentando todos os obstáculos, sendo movido pela esperança de superar cada um deles e comemorando quando isso acontece.

  • Histórias que despertam emoções

Essas histórias além de gerar identificação com o leitor também desperta o seu lado emocional, seja através de alguma memória do leitor ou por fazer com que ele se imagine no lugar do personagem principal da história.

Histórias - O que é Storytelling e como dominar essa estratégia?

O Storytelling no Marketing digital

Essa arte de contar histórias é muito utilizada nas estratégias de marketing digital, seja para fazer lançamentos de novos produtos ou para fidelizar os clientes através de diversas mensagens. 

Uma narrativa eficiente para o marketing precisa ter os seguintes elementos:

Mensagem

Essa estratégia é dividida em duas partes:

1 – Story: Essa primeira parta refere-se à história e a mensagem que será transmitida.

2 – Telling: A segunda parte refere-se à maneira que a mensagem será apresentada.

Ambiente

O ambiente é o local onde o evento precisa acontecer, por isso é importante tê-lo bem descrito para facilitar o engajamento da sua audiência na jornada.

Personagem

O personagem da história é quem irá percorrer toda a jornada, até passar por uma transformação que será responsável por transmitir a mensagem para a audiência.

No entanto, essa transformação deve superar o conflito da história.

Conflito

O conflito é um fator que deixa a história interessante para a audiência. Ele é o desafio que faz com que o personagem tenha motivos para percorrer a sua jornada.

Quando o conflito é simples ele não desperta o interesse do público, porque não gera identificação, pois as conquistas que são fáceis geralmente não são valorizadas.

Portanto, o conflito da estratégia deve ser elaborado de forma que seja difícil a superação ao ponto de exigir uma mudança por parte do personagem — o que acontece na vida da maioria de nós, meros mortais!

Anotações - O que é Storytelling e como dominar essa estratégia?

Muitas estratégias que antes eram utilizadas apenas no cinema e em outras áreas, acabaram sendo adotadas pelo o marketing.

E com o Storytelling não seria diferente, já que proporciona resultados incríveis se for bem estruturado e verdadeiro.

Finalizando, essa é atualmente uma das ferramentas mais utilizadas por empresas que investem em marketing digital com objetivo de conquistar novos clientes para os seus produtos ou para fidelizar.

Mas é preciso ter cautela. Não basta sair inventado uma jornada do herói e jogar na internet. Tudo é equilíbrio e estratégia, sempre!

Banner Criadores de Conteúdo a conteudista rejane toigo 1 - O que é Storytelling e como dominar essa estratégia?
Storytelling como dominar a arte de contar histórias pinterest a conteudista 200x300 - O que é Storytelling e como dominar essa estratégia?

Sobre o Autor

Suyanny Viana
Suyanny Viana

33 anos, empreendedora e conteudista digital. Criei esse projeto para mostrar que o Marketing de Conteúdo está mais vivo do que nunca!

0 Comentários

Você gostou do post? Me conta...

CONTEÚDO
%d blogueiros gostam disto: