Os 5 hábitos de um Criador de Conteúdo bem sucedido - Os 5 hábitos de um Criador de Conteúdo bem-sucedido

Se você pretende trabalhar como criador de conteúdo na área do marketing digital, deve está se perguntando: como ser bem-sucedido nessa área?

Para conquistar o tão esperado sucesso não é tão simples e fácil como muitos imaginam, mas desde que você desenvolva certos hábitos, pode adotar novos aspectos e ir melhorando ao longo da sua jornada.

Mas que hábitos são esses? Se você ainda não sabe quais são, não se preocupe! Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre como é o trabalho de um criador de conteúdo e os principais hábitos que devem ser desenvolvidos e colocados em prática.

Entendendo o trabalho de um Criador de Conteúdo

O criador de conteúdo é o profissional de marketing digital que produz para o seu público-alvo conteúdos de entretenimento ou material educacional, com o objetivo de informar a sua audiência e, ao mesmo tempo, gerar engajamento para a estratégia utilizada. 

O conteúdo produzido pode ter diversas formas como: blog posts, vídeos, e-books, fotos, infográficos, etc. Graças ao marketing de conteúdo as empresas contratam esses profissionais para atrair clientes e fortalecer a sua marca, através de conteúdos relevantes para o seu público. 

Trabalhar em parceria com um criador de conteúdo é essencial para as empresas que querem se destacar no mercado através da produção de conteúdo inteligente e relevante. Então, se você quer iniciar na área é fundamental conhecer os hábitos de um criador de conteúdo bem-sucedido.

giphy - Os 5 hábitos de um Criador de Conteúdo bem-sucedido
Giphy

Conhecendo os hábitos mais importantes 

Quem trabalha com produção de conteúdo desenvolve diversos hábitos que ajudam a criar uma rotina mais produtiva e inspirações diárias.

1. Estude a Persona do seu negócio

Para se destacar em meio a tantos criadores de conteúdo, é importante que você estude o seu público-alvo – dores e necessidades -, essa tarefa vai ajudar você a ser mais criativo e criar grandes oportunidades.

O hábito de estudar a sua persona é uma qualidade dos produtores de conteúdo de sucesso, pois é através desse estudo que eles conhecem a sua audiência nos mínimos detalhes. 

Por isso, é fundamental analisar o seu público para entender o que eles querem e o que você ainda não está oferecendo para resolver os problemas dele. 

2. Crie a sua própria voz

Como existem diversos profissionais que escrevem para vários canais, você precisa encontrar uma forma de se destacar entre eles e uma das formas é ter a sua própria voz na hora de produzir o conteúdo.

Por exemplo, se você está escrevendo sobre um termo muito técnico como segurança cibernética, não se limite apenas à linguagem formal para escrever.  Busque a sua própria maneira de falar para o seu público.

3. Tenha o hábito de questionar

Quem é criador de conteúdo normalmente é curioso por natureza e tem o hábito de questionar tudo. Seja curioso, pratique o auto-conhecimento e fique informado sobre o que está acontecendo no mundo e ao seu redor. 

E são os insights que chegam através dessa curiosidade que fazem o conteúdo ter sentido. É importante que você seja curioso para identificar problemas que possam ser resolvidos e apresentar novas soluções. 

4. Leia diariamente notícias sobre o seu nicho 

É importante que você, como criador de conteúdo, saiba o que realmente repercute com a sua audiência e o que está acontecendo na sua área. Para isso, é fundamental que você esteja em contato direto com as notícias e também analisar as tendências do seu setor. 

Adquira o hábito de ler e coloque tudo o que foi consumido em apenas um lugar. Você pode usar um planner, um caderno, um aplicativo como Evernote ou mesmo a boa e velha planilha – sim, ainda é muito usada e quebra um galhão. 

Além disso, também é interessante perguntar aos seus colegas de profissão o que eles estão lendo e seguir o exemplo. Por fim, descubra quanto tempo o seu potencial cliente passa online e se ele se consome conteúdos de algum blog.

essentialiving Xx4s27tIdrk unsplash scaled - Os 5 hábitos de um Criador de Conteúdo bem-sucedido
Unsplash

5. Escreva todos os dias

Um criador de conteúdo bem-sucedido sabe da importância de escrever todos os dias ou pelo menos com frequência para exercitar os “músculos” da escrita, para que consiga trabalhar com diversas ideias em um curto espaço de tempo e sem cansar tanto.

Nem sempre um criador de conteúdo possui a tal criatividade necessária para escrever, mas sabe que a inspiração pode surgir enquanto escreve. Por isso, é importante ter o hábito de escrever diariamente. 

No entanto, você não precisa escrever um texto longo sobre determinado tópico, mas reserve uns 15 minutos para fazer anotações dos seus pensamentos e ideias.

Dica de ouro: preste atenção naquilo que você leu no dia anterior – o que não entendeu? Anote, busque respostas e escreva o que entendeu.

Conclusão 

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo aliada ao marketing digital é indispensável para as empresas se destacarem no mercado através de um conteúdo útil e relevante para a sua audiência, pois essa dupla acaba fazendo com que a marca se torne autoridade no segmento/nicho em que atua.

Por isso, cada vez mais as empresas buscam criadores de conteúdo para trabalharem nas suas estratégias de marketing, isso quer dizer que essa área é uma grande oportunidade para você que deseja seguir essa carreira e ganhar o mundo!

Banner Criadores de Conteúdo a conteudista rejane toigo 3 - Os 5 hábitos de um Criador de Conteúdo bem-sucedido
cx - Os 5 hábitos de um Criador de Conteúdo bem-sucedido