7 plataformas para conseguir seu primeiro job como Freelancer - 7 plataformas para conseguir seu primeiro job como Freelancer

Você está buscando uma nova fonte de renda ou mesmo iniciar outra carreira e ter um horário mais flexível. Pensou, pensou e se lançou no mercado como freelancer, mas ainda não conseguiu o primeiro job. Se identificou?

Saiba que todos os dias, milhares de pessoas procuram freelancers para executar os mais diversos tipos de jobs, desde uma revisão de textos à criação de sites. 

Boa parte desses clientes estão distribuídos em várias plataformas, como, Nexperts, Rock Content, 99Freelas, Workana e em outras centenas, espalhadas pelo mundo! 

Esses sites oferecem diversos tipos de trabalho como: redação, tradução, design gráfico, programação, revisão, entre outros. 

No entanto, cada um deles tem o seu método de funcionamento, por exemplo, o site Revelo faz uma intermediação de processos seletivos direcionados também para carreiras digitais, enquanto o 99freelas permite que os profissionais enviem propostas para jobs disponíveis dentro da própria plataforma. 

No entanto, antes de você saber mais sobre esse universo freela, entenda primeiramente o que é ser freelancer. 

giphy - 7 plataformas para conseguir seu primeiro job como Freelancer

O que é um profissional freelancer

O freelancer ou freela como também é conhecido, é o profissional que trabalha de forma autônoma, prestando serviço para pessoas ou empresas por determinado tempo, sem vínculo empregatício, ou seja, sem carteira assinada. 

Trabalhando dessa forma, o profissional tem a liberdade de oferecer os seus serviços para outros clientes, atuando de forma simultânea para pessoas físicas ou jurídicas. 

No entanto, os ganhos financeiros do freela é proporcional à sua demanda de trabalho. Mesmo essa modalidade sendo mais comuns nas áreas de TI e comunicação, o trabalho freelancer já se expandiu para outras áreas.

Sites para encontrar para seu primeiro job como Freelancer

Esses sites são uma verdadeira mão na roda para quem ainda não conseguiu os primeiros clientes. 

  • 99freelas 

Essa plataforma para profissionais freelancers permite que você encontre trabalho online em diversas áreas como marketing digital, produção de conteúdo para web, TI, edição de vídeo e áudio,  assistente virtual, serviços jurídicos e administrativo, e muito mais (a lista é grande). 

Depois de se cadastrar, os usuários começam a receber por e-mail diversas vagas disponíveis, de acordo com a área escolhida. No entanto, se você quiser ter acesso a outras oportunidades e que sua proposta seja relevante na plataforma, é necessário fazer uma assinatura mensal. 

  • Workana 

A Workana também é uma plataforma de serviços para freelancer e funciona de forma semelhante ao 99freelas, incluindo o plano pró (só que mais barato).

 Aqui você encontrará diversas oportunidades de trabalho em áreas diferentes. 

Basta se cadastrar e observar as vagas que são publicadas diariamente pelos os usuários que estão precisando de um profissional. A vantagem da Workana é que você pode negociar os valores do seu trabalho diretamente com o cliente. 

  • 99jobs 

É um site que permite que os profissionais possam encontrar vagas e oferecer consultoria na área. Através dessa plataforma você aumenta as suas chances de conseguir trabalho.

No 99jobs você tem a chance de encontrar empresas em que sempre teve vontade de trabalhar. Para isso, basta seguir o perfil de cada uma delas para que o seu perfil fique visível, permitindo que entrem em contato com você.

giphy - 7 plataformas para conseguir seu primeiro job como Freelancer
  • Nexperts 

Você trabalha com produção de conteúdo para web? Essa plataforma é ideal para aumentar o seu fluxo de trabalho, já que o foco aqui é a produção de conteúdo, como: textos, infográficos, animações e entre outros. 

Para se cadastrar você precisa passar por uma espécie de processo seletivo, seguindo as regras da plataforma. A desvantagem é que você corre o risco de não receber o dinheiro, caso o seu trabalho não seja aprovado. 

  • TRAMPOS.CO 

Esse site é diferente dos outros e se destaca por ser um portal de vagas regulares de trabalho. Ele oferece oportunidades para trabalho remoto, mas também disponibiliza vagas para de empregos fixos em diversas cidades. 

O cadastro na plataforma é gratuito e a sua usabilidade é simples. 

  • GetNinjas 

A GetNinjas também é mais um meio para conseguir jobs, além de ser uma startup nacional. Você não paga mensalidades, mas compra pacotes de moeda e as usa para conseguir os trabalhos. Não acho tão vantajoso assim, já que o valor dos pacotes é acima de R$ 100,00. 

A vantagem da plataforma é a sua variedade de serviços: comunicação e TI, além de outros como serviços domésticos, reformas, aulas, produção de conteúdo, contabilidade, etc.

  • Upwork  

O Upwork é uma ferramenta interessante para você iniciar a sua jornada como profissional freelancer. Ela oferece diversos recursos, tais como: espaço colaborativo, criador nativo de notas fiscais e também um processo de recrutamento transparente.

Dentro do site você encontra diversos jobs e ainda tem a chance de trabalhar para clientes grandes como Dropbox, Airbnb e entre ouros.  

Além disso, é ideal para quem está procurando flexibilidade no trabalho.

Grupos do Facebook para encontrar #jobs

Além desses sites, que permitem que você encontre jobs como freelancer, existem também grupos no facebook onde é possível encontrar boas oportunidades de trabalho.

Alguns grupos são:

E entre outros, que vale a pena você conhecer e fazer parte.

Aproveita e clica aqui para conhecer os 7 cursos online e gratuitos para quem quer começar a trabalhar como criador de conteúdo freelancer!

Agora que você já conhece as principais plataformas e os melhores grupos para freelancers, fico aqui na torcida para que você consiga seu primeiro job logo logo. 

Ah, e fique à vontade para comentar em quais plataformas você usa ou já usou e relatar as suas experiências. Uma troca de ideias é sempre bem-vinda!

Banner Criadores de Conteúdo a conteudista rejane toigo 2 - 7 plataformas para conseguir seu primeiro job como Freelancer
sdfsfsdf - 7 plataformas para conseguir seu primeiro job como Freelancer