fbpx
TENDENCIAS de MARKETING DIGITAL 2021 banner 1024x576 - 12 MAIORES TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL 2021

O mundo do marketing digital está mudando constantemente… E para ajudar você a se manter a par de tudo, apresento as 12 principais tendências de marketing digital para 2021.

Se você ignorar as tendências do marketing digital, estará assumindo riscos pelo futuro de sua marca e de seus negócios.

Como John F. Kennedy disse antes:

“ Mudança é a lei da vida. E quem olha apenas para o passado ou para o presente, certamente perderá o futuro. “

1. Presença em vários motores de busca

Pesquisas mostram que mais de 92% de todo o tráfego dos mecanismos de busca passa pelo Google, ofuscando seus rivais “mais próximos”, Yahoo e Bing.

O mecanismo de pesquisa mais dominante do mundo é um malabarista sofisticado de inovações, perfeitamente ajustado para fornecer os resultados mais relevantes, recentes e abrangentes para qualquer consulta de pesquisa.

É difícil imaginar que um colapso possa acontecer em breve, tornando impossível para qualquer outro mecanismo de pesquisa competir com o Google.

Dito isso, o DuckDuckGo – um mecanismo de busca com foco na privacidade do usuário, fundado em 2008, cresceu em popularidade entre os usuários preocupados em não se expor.

Ele até fez o buzz recentemente com seu slogan “o mecanismo de pesquisa que não vai perseguir você” porque “os mecanismos de pesquisa não precisam perseguir os usuários para ganhar dinheiro”.

Enquanto o Google se envolve em escândalos de dados, como o fiasco de Cambridge Analytica, a DuckDuckGo experimentou um grande crescimento, alcançando 1 bilhão de pesquisas em janeiro de 2019.

2. Pesquisa visual

A pesquisa visual pode levar a uma revisão da experiência do usuário em relação a novas práticas.

Os usuários podem fazer upload de uma foto ou imagem de sua escolha para iniciar uma pesquisa e obter resultados semelhantes por associação de imagens.

Desde o lançamento da versão beta, o Pinterest Lens agora reconhece 2,5 bilhões de itens para casa e moda.

Ele até inspirou mais de 600 milhões de pesquisas por aplicativos móveis e extensões de navegador do Pinterest, e viu um aumento de 140% desde o dia do lançamento.

Mas o Pinterest não é o único a oferecer esse modo de pesquisa visual!

Google Lens é o mecanismo de busca visual do Google, que reconhece objetos e pontos de referência por meio de um aplicativo de câmera.

Aqui estão alguns exemplos dos tipos de consultas mais realizados:

  • Roupas e artigos domésticos: encontrar informações de produtos semelhantes e onde comprá-los;
  • Códigos de barras: usar o código de barras para encontrar informações sobre um produto, como onde comprá-lo;
  • Cartão de visita: salvar o número de telefone ou endereço de um contato;
  • Livro: obter um resumo e também ler as críticas.

Os profissionais de marketing digital agora podem ganhar uma vantagem sobre a concorrência, seguindo a tendência da busca visual em 2021 para atrair clientes e trazer a experiência de compra perfeita.

3. E-mails gráficos e interativos

giphy - 12 MAIORES TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL 2021

O e-mail continua tão viável como sempre: em fevereiro de 2019, o ROI do e-mail marketing era de 3.200%.

No entanto, outros especialistas observam que os números estão diminuindo ou estagnando.

Em vez de abandonar esse canal tão incrível que é o e-mail, os profissionais de marketing digital estão usando novas estratégias, com uma nova roupagem.

Os formatos antigos estão sendo substituídos por novos, limpos, lindos e que parecem o portfólio de um web designer.

As tendências de marketing digital por e-mail ao longo de 2021 significam que as empresas usarão essa ferramenta como páginas da web, com botões clicáveis ​​e outras interações.

Esses designs elegantes fazem mais do que impressionar, eles também melhoram as conversões.

Os usuários da Internet são mais propensos a clicar em botões elegantes com imagens do que em links de texto.

Mas hoje em dia nem mesmo o uso de templates de e-mail baseados em páginas da web é suficiente.

Você precisa ir mais longe com visuais impressionantes e designs centrados na experiência do usuário (UX).

Considerando o retorno do investimento, certifique-se de tornar seus e-mails o mais envolvente e atraente possível.

4. Chatbots

Os chatbots, entre outras tendências de marketing digital, continuarão a desempenhar um papel importante em 2021.

Essa tecnologia baseada em Inteligência Artificial usa mensagens instantâneas para bater papo em tempo real, dia ou noite, com seus clientes ou visitantes do seu site.

Pesquisas mostram que:

  • Os chatbots serão a fonte de 85% dos serviços ao cliente até 2021;
  • As principais vantagens dos chatbots são: atendimento 24 horas, respostas instantâneas as dúvidas e perguntas simples;
  • 63% dos entrevistados preferem enviar uma mensagem a um chatbot online para se comunicar com uma empresa ou marca;
  • 80% das empresas querem ter chatbots em 2021.

5. Mensagens diretas

Para se aproximarem dos clientes, as marcas estão se voltando para os canais de mensagens.

Para simplificar o atendimento ao cliente e facilitar as vendas, os canais de mensagens diretas estão surgindo como uma das tendências de marketing digital mais populares de 2021.

Por meio de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger, ou por meio de mensagens privadas em mídias sociais como Twitter e Instagram, as marcas se relacionam de uma forma mais próxima com seus clientes.

Essas plataformas oferecem a comodidade do texto com a rapidez de uma conversa telefônica, tudo em um ambiente que o usuário já conhece.

As marcas encontram na troca de mensagens diretas com os clientes uma oportunidade de se relacionar com eles, seja lidando com reclamações, recebendo pedidos ou mesmo apenas brincando.

6. Comunique-se com a Geração Z

Por último, mas não menos importante, os profissionais de marketing digital em 2021 dão as boas-vindas ao último grupo de consumidores, a Geração Z.

Algumas fontes afirmam que a Geração Z representará 40% de todos os consumidores em 2021.

Entre outras coisas, o marketing para a Geração Z significa uma mudança radical na forma como você cria seu conteúdo.

O mercado mais jovem também é o mais excêntrico, com gostos que podem parecer estranhos se você estiver acostumado a fazer marketing para Boomers ou Geração X.

Se a Geração Z é um de seus principais mercados, aqui está uma breve lista de seus valores:

  • Autenticidade: crescendo online na era das notícias falsas, a Geração Z é muito sensível à autenticidade e pode sentir o cheiro de mentiras a quilômetros de distância! Portanto, evite abordagens excessivamente promocionais e opte pela transparência;
  • Privacidade: a Geração Z se preocupa muito com a privacidade de seus dados, portanto, respeitar seus dados fará com que você ganhe mais pontos;
  • Diversidade: a geração mais diversa reconhece que a diversidade se reflete em vídeos e imagens online, bem como em campanhas de marketing;
  • Senso de Humor: o humor da Geração Z foi descrito como “absurdo” e outros eufemismos rudes, então se você não consegue entendê-los, encontre alguém que possa.

7. Comércio Social

Por muito tempo, as empresas buscaram atrair seus seguidores nas redes sociais para visitar suas lojas online. Agora eles não precisam mais disso.

O comércio social se refere à compra de produtos diretamente por meio de anúncios ou publicações nas redes sociais.

Você nem precisa mais sair do aplicativo!

O objetivo é criar menos etapas para seus clientes, não mais, portanto, vender diretamente nas redes sociais diminui as chances de abandono das vendas.

Você nem precisa ser uma marca de comércio eletrônico.

Contanto que você esteja vendendo produtos, mesmo que apenas algumas mercadorias, você pode obter um melhor retorno promovendo transações nas redes sociais.

8. Redes sociais alternativas e de nicho

TENDENCIAS de MARKETING DIGITAL 2021 bann 1024x576 - 12 MAIORES TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL 2021

Apesar do otimismo em torno das tendências recentes de receita do Facebook, o declínio contínuo no crescimento do usuário, bem como a opinião pública, mudou o domínio da plataforma.

Da mesma forma, o Twitter está passando por um patamar de crescimento semelhante, levando a uma mudança de poder.

Para ser claro, o Twitter e o Facebook continuarão sendo ferramentas de marketing úteis ao longo de 2021. Mas a mudança já começou.

A mídia social alternativa já está atraindo novos interesses e observando níveis promissores de crescimento.

Se você pode começar agora a desenvolver sua presença nessas redes “secundárias”, receberá frutos em alguns anos.

Em particular, TikTok e Pinterest estão surgindo como novas tendências favoritas para os profissionais de marketing digital em 2021.

Há algum tempo o Facebook vem perdendo seus usuários. E as marcas voltadas para o mercado com menos de 30 anos estão se voltando cada vez mais para pontos de venda dedicados aos jovens.

As plataformas de mídia social mais novas e menores podem não estar ao alcance dos gigantes.

Mas isso não é uma coisa ruim. Se você é uma marca de nicho, plataformas mais especializadas são mais eficazes para alcançar sua persona.

9. Vídeos curtinhos

Com o sucesso contínuo do YouTube, TikTok, Reels e Stories, o videoblog está mais popular do que nunca.

Ao contrário de outros tipos de vídeos, como vídeos de instruções ou curtas-metragens, os vídeos mais curtos estão mais pessoais e diretos.

Os blogueiros falam diretamente com o público, criando uma conexão mais humana, o que obviamente é bom para os profissionais de marketing que estão tentando construir relacionamentos mais fortes com seus clientes.

Por isso os vlogs podem ser práticos e estratégicos!

Através deles, você pode transmitir eventos especiais ao vivo aos quais nem todos têm acesso, como uma conferência de negócios ou um concerto musical.

Você também pode postar outro conteúdo local que seus clientes gostariam de ver, como entrevistas com celebridades ou looks de bastidores.

Conforme o marketing de vídeo continua a aumentar, provavelmente veremos outras subcategorias, como vlogs, a ganharem popularidade.

Diferenciar seu conteúdo de vídeo agora, ajudará você a se adaptar às tendências de marketing digital em 2021.

10. Microinfluenciadores

O marketing de influência tem sido uma tendência no marketing digital há alguns anos.

Mas seu sucesso significa que agora são os grandes influenciadores que decidem.

Já não basta apenas enviar um ou outro produto, na esperança de que sejam mostrados nas redes sociais do influenciador.

Por isso existem tabelas de pagamento e listas de preços para regular este mercado.

A “influência” da mídia social é uma mercadoria hoje e é cara!

Enquanto isso, microinfluenciador é um termo que tem sido usado com cada vez mais frequência.

Refere-se a influenciadores de médio porte com áreas mais nichadas! Mas popular o suficiente para ser influente.

E sempre em contato com seus seguidores e não se sobrecarregando com ofertas de patrocínios.

Os microinfluenciadores possuem entre 10.000 e 100.000 seguidores, mas que são super engajados!

Em vez de competir com empresas globais pela conquista de influenciadores de alto nível, as pequenas e médias empresas optam por trabalhar com microinfluenciadores.

Além de serem mais acessíveis, os microinfluenciadores costumam ter uma taxa de engajamento melhor do que os influenciadores mais populares.

Pense nisso: como têm menos seguidores, podem dedicar mais tempo a cada um deles.

11. Conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário é um recurso poderoso para profissionais de marketing que desejam explorar o mercado da Geração Z.

Então, agora você pode incentivar seu público a compartilhar conteúdo exclusivo, oferecendo incentivos, como um desconto ou mesmo um presente.

Os consumidores confiam nos usuários muito mais do que nas empresas.

Na verdade, um estudo descobriu que 90% dos compradores disseram que um outro usuário influenciou sua decisão de compra mais do que qualquer outra forma de publicidade.

Essa tendência pode ser a tendência de marketing digital mais básica de 2021.

Uma vez que assume a forma de comentários e depoimentos em blogs, ou postagens de blogs, imagens e vídeos criados por usuários.

Todo o canal da GoPro no YouTube é dedicado a esse tipo de conteúdo.

Exibindo vídeos de alta qualidade produzidos por seus clientes usando suas câmeras robustas e portáteis.

O canal possui atualmente quase 10 milhões de assinantes!

12. Mídia programática

Publicidade programática é o uso de IA para automatizar a compra de anúncios, a fim de obter mais especificidade para melhor direcionar seus públicos.

Essa automação é muito mais eficiente e rápida. O que se traduz em conversões mais altas e menores custos de aquisição de clientes.

Então saiba, que a publicidade programática pode usar centenas de sinais de segmentação para individualizar a publicidade.

Funciona dependendo do estilo de vida ou dos padrões de comportamento, quando integrado com plataformas de dados do cliente.

Essa nova tendência está sacudindo a publicidade digital, causando uma transformação a jato!

Concluindo

Para quem trabalha com marketing, as mudanças nas tendências de marketing digital para 2021 é parte integrante do negócio.

No entanto, você tem que olhar para frente e se esforçar para abraçar novas tecnologias e novas estratégias de marketing, para se diferenciar da concorrência.

É isso! Espero você no próximo artigo…

Agora me conta, gostou do post? Espero que sim e que tenha anotado as 12 principais tendências de marketing digital para 2021.

Aproveita e compartilha este guia nas suas redes sociais, mostrando que você já está por dentro de tudo!

12 - 12 MAIORES TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL 2021

FAQ

O que é o marketing digital?

É a forma de promover marcas, produtos ou serviços nas redes sociais, sites e blogs. A análise dos resultados pode ser feita em tempo real!

O que vender no marketing digital?

Seus serviços, seus produtos ou produtos de outros produtores. Você deve escolher bem o nicho e trabalhar conteúdos de valor, entregando resultados.

Qual é o melhor site para fazer cursos grátis?

Existem vários, mas para o meio digital, vou destacar: Rock Content, Hubspot e FGV.

O que é o Marketing de Conteúdo?

É a estratégia de marketing focada na produção e distribuição de conteúdo relevante para a sua audiência. Conteúdo esse que resolve pequenos problemas.


Transparência: Este artigo contém links de parceiros afiliados. Então, caso você compre um produto através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre o parceiro afiliado, que alcança mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.  

Sobre o Autor

Suyanny Viana
Suyanny Viana

33 anos, empreendedora e conteudista digital. Criei esse projeto para mostrar que o Marketing de Conteúdo está mais vivo do que nunca!

0 Comentários

Você gostou do post? Me conta...

CONTEÚDO
%d blogueiros gostam disto: